Caracterizou se pela:
- Simplicidade vs. complexidade no ornamento,
- Sistema de grêmios vs. Sistema Industrial,
- Artesanal vs. Indutrial.
- Artesanal vs. Indutrial.
Uma das características mais marcantes do Arts and Crafts é a lareira na sala de estar, praticamente em todos os projetos ela está presente. Normalmente feita de tijolo ou de pedra tem a função de criar um ambiente aconchegante, propício para receber convidados e familiares.
O uso da lareira na sala de estar que é separada da sala de jantar por portas no estilo francês, também muito utilizadas no Arts and Crafts.
Assim como as lareiras, os móveis embutidos eram quase que obrigatórios em uma construção típica do movimento. Armários, bancos, cristaleiras, todo tipo de mobiliário podia ser construído dessa forma, e sempre em madeira que conferia ao projeto o tom mais rústico, artesanal do período.
O tom sempre mais escuro, lembrando madeira, das pinturas e papéis de parede era intencional, uma vez que o Arts and Crafts tinha a intenção de representar os tons naturais da terra.
Tudo deveria ser feito artesanalmente e com o máximo de detalhes possíveis.
Detalhes: os vitrais e pinturas nas paredes, eram verdadeiras obras de arte, era o diferencial dos ambientes que sempre tinham uma planta ou flor natural como ornamento, reforçando a ideia da natureza presente dentro de casa.
Como pode-se observar, os móveis, eram em madeira feitos artesanalmente mantendo o estilo rústico e natural. Nos estofados eram utilizadas as estampas características do movimento, com elementos da natureza, como os desenhos de Morris.
Além dos móveis em madeira, podemos observar que na maioria das vezes, os estofados eram revestidos com tecido estampado.
O Arts and Crafts, continua sendo além de um estilo, uma filosofia. É possível observar uma mescla do estilo medieval em ambientes modernos, os móveis do Arts and Crafts combinam com ambientes atuais, criando uma atmosfera agradável e confortável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário